sábado, 24 de julho de 2010

Desafio - Aula pelo Blog desafio @educultdigital

Aula pelo Blog desafio @educultdigital


Alunos - Votem no melhor texto

01 -Tem Tudo a Ver ( Elias José )

A poesia
tem tudo a ver
com tua dor e alegrias,
com as cores, as formas, os cheiros,
os sabores e a música
do mundo.

A poesia
tem tudo a ver
com o sorriso da criança,
o diálogo dos namorados,
as lágrimas diante da morte,
os olhos pedindo pão.

A poesia
tem tudo a ver
com a plumagem, o vôo e o canto,
a veloz acrobacia dos peixes,
as cores todas do arco-íris,
o ritmo dos rios e cachoeiras,
o brilho da lua, do sol e das estrelas,
a explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia
— é só abrir os olhos e ver —
tem tudo a ver
com tudo.


02 - A namorada (Manoel de Barros)
Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por
um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.


03- Amor é um fogo que arde sem se ver (Poema), de Luís Vaz de Camões
:
1. Amor é um fogo que arde sem se ver,
2. É ferida que dói e não se sente;
3. É um contentamento descontente;
4. É dor que desatina sem doer.

5. É um não querer mais que bem querer;
6. É um andar solitário entre a gente;
7. É nunca contentar-se de contente;
8. É um cuidar que ganha em se perder.

9. É querer estar preso por vontade;
10. É servir a quem vence, o vencedor;
11. É ter com quem nos mata lealdade.

12. Mas como causar pode seu favor
13. Nos corações humanos amizade,
14. Se tão contrário a si é o mesmo Amor?


05 - O anel de vidro ( Manuel Bandeira)
Aquele pequenino anel que tu me deste,
– Ai de mim – era vidro e logo se quebrou…
Assim também o eterno amor que prometeste,
- Eterno! era bem pouco e cedo se acabou.

Frágil penhor que foi do amor que me tiveste,
Símbolo da afeição que o tempo aniquilou, –
Aquele pequenino anel que tu me deste,
– Ai de mim – era vidro e logo se quebrou…

Não me turbou, porém, o despeito que investe
Gritando maldições contra aquilo que amou.
De ti conservo no peito a saudade celeste…
Como também guardei o pó que me ficou
Daquele pequenino anel que tu me deste

08 – Problemas de cálculo (Ricardo Azevedo)
"Qual o limite do sonho?
Qual o nível da beleza?
Quantos metros tem o amor?
Que peso tem a tristeza?
Qual o cálculo da culpa?
Qual a extensão do saber?
Que largura tem o tédio?
Quantos graus tem o prazer?
Que ordem tem a loucura?
Qual o tempo do brinquedo?
Quanto cria a invenção?
Que medida tem o medo?
Que força tem a vontade?
Qual o espaço do desejo?
Qual o limite do carinho?
Que tamanho tem um beijo?
Quanto alcança a esperança?
Que preço tem a idade?
Qual a espessura da dor?
Quanto custa a liberdade?"


09- Poema de natal (Vinicius de Moraes)
Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos –
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.
Assim será a nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos –
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.
Não há muito que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez, de amor
Uma prece por quem se vai –
Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.
Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte –
De repente nunca mais esperaremos...
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente

11-Soneto da separação (Vinícius de Moraes)

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

33 comentários:

  1. agua mole pedra quando date ate que fura
    porque eu acho legal que a agua ganhe da pedra as
    palavras comendo as palavras pedra dura.
    nome; Jonas 5b n 14

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito e demais Tudo a ver
    André - 5B

    ResponderExcluir
  3. priscila santos de sousa29 de julho de 2010 às 11:31

    eu gostei desa poesia porque ela fala de amor cheiro mucica fala de coisas bonitas alegria sabor tudo que uma poesia deveria ter o meu nome e priscila e eu acabo de falar sobre aminha poesia aqui priscila 5b

    ResponderExcluir
  4. 5B Nome.Jefferson galdino

    Eu gosto de ler os livros da Cecília M.

    ResponderExcluir
  5. AmerIcO

    e goSto de ier os livros da cecilia m.

    ResponderExcluir
  6. Renata nalva martins 5b29 de julho de 2010 às 11:32

    eu gostei muito,por que tem uma menina de mine saia que senta ao lado de um menino bem esperto e nesse poema não parecia que ele tinha estudado para a prova ele mandava a menina levantar bem de vagar ,parecia que ele queria ver a calcinha da menina e mandou ela tomar cuidado com a professora mais ele queria ver a resposta da número 3,é muito engraçada.Esse é o meu comentário.

    ResponderExcluir
  7. É MUITO LEGAL É UM VELHO DITADO AGUA MOLE PEDRA DURA

    ResponderExcluir
  8. Eu achei o poema mais divertido e muito legal. Porque,se trata de uma menina que estava de mini saia e o menino estava falando para ela sobe sobe um pouco mais é parecia que ele estava falando para ela subir a saia mas só estava falando para ela subir a prova dela para ela copiar dela a prova dela o nome desse poema é Cantada de Verão

    ResponderExcluir
  9. e muito legal e um velho ditado agua mole pedra dura

    ResponderExcluir
  10. Atila do nascimento lopes29 de julho de 2010 às 12:29

    o anel de vidro( manuel bandeira)

    ResponderExcluir
  11. eu achei muito interesante

    ResponderExcluir
  12. esse texto é muito legal o a poesia tudo a ver

    ResponderExcluir
  13. Allisson

    o amor é um fogo que arde sem se ver
    por causa disso eu goste dessa poema

    allisson 8º A

    ResponderExcluir
  14. Felipe
    eu gostei da Poesia da namorada porque falava dos namorados e também
    porque falava das pichações dos recados dela e dos emails e ninguém ligava.

    ResponderExcluir
  15. eu gostei do poema tem tudo a ver pq eu achei muito legal pelos versos são muitos legais foi a mas legal de todas

    ResponderExcluir
  16. o anel de vidro( manuel bandeira)
    Verônica /5°C

    ResponderExcluir
  17. eu gostei da poesia Problemas de Calculo porque fala da beleza do mundo José 5c

    ResponderExcluir
  18. eu gostei da poesia da água mole pq e bem da hora

    ResponderExcluir
  19. alexandre gabriel da silva29 de julho de 2010 às 13:18

    Eu gostei da poesia A namorada por que eu achei muito interessantíssimo e legal por que ele fala que antigamente num tinha computador e ai eles amarravam um bilhete numa pedra e jogavam mais nem sempre chegava...
    Alexandre gabriel da silva 5ºC Nº2

    ResponderExcluir
  20. eu gostei da poesia namorada pq e bem legal wesley 5c

    ResponderExcluir
  21. EU,gostei da poesia da namorada por falam da namorada por se Romantico.

    ResponderExcluir
  22. eu gostei do tem tudo a ver porque a poesia explica todos os sentimentos pessoais das pessoas

    alexandre 5C

    ResponderExcluir
  23. eu gostei da cantada de verão por que ela é muito engraçada e legal

    ResponderExcluir
  24. Fernando-5°C=
    eu gostei muito da poesia 09 por que ela e muito da hora

    ResponderExcluir
  25. PALOMA 5ªC=
    EU GOSTEI DA POESIA A NAMORADA NUMERO 02 PORQUE
    ANTIGAMENTE AS PESSOAS MANDAVAM BILHETES AMARADOS
    EM UMAS PEDRINHAS.

    ResponderExcluir
  26. washigton 8ªb
    eu gostei da poesia 10 por que é legal

    ResponderExcluir
  27. EU GOSTEI MUITO DESSE TEXTO , POR QUE
    ELE FAZ A PESSOA PENSAR SOBRE O CALCULO DA VIDA

    ResponderExcluir
  28. não gosto de poesia.

    ResponderExcluir
  29. Caique 8ªb
    eu gostei da poesia 8 porque fala sobre amor
    e contas matemáticas.

    ResponderExcluir
  30. Jhonatan 8°B

    Eu achei muito legais todos os poemas que vc tinha lido pra agente.

    ResponderExcluir
  31. Eu gostei do texto de Carlos Queiroz Telles, o poema é "Cantada de Verão", porque se pessoas algumas estiverem com a mente aberta vai entender outra coisa, que não tem nada a ver, mas no final o personagem só está pedindo a cola, e é um pouco engraçado.

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei da poesia de (Vinícios de Moraes )poemas de natal porque é muito.....legal de ler

    Eu também gostei da poesia problema de Cálculos de Ricardo Azevedo porque é muito ritmada e é muito gostoso de ler.

    ResponderExcluir