sábado, 30 de outubro de 2010

Estudos disciplinares -Raciocinio lógico (casas impar e par) - vamos justificar juntos.

Vamos fazer um comentário

2. (Adaptada – Fundação Cesgranrio – IBGE – 2009).
Em uma rua há 10 casas do lado direito e outras 10 do lado esquerdo. Todas as casas são numeradas de tal forma que, de um lado da rua, ficam as de número par e, do lado oposto, as de número ímpar. Em ambos os lados, a numeração das casas segue uma ordem crescente (ou decrescente, dependendo do sentido em que o observador caminha). Não há grandes diferenças entre os números de casas adjacentes e nem entre os números daquelas que ficam frente a frente.
Uma pessoa encontra-se nessa rua, na porta da casa de número 76. Sem mudar de lado, ela segue em um sentido. Em poucos segundos, percebe que está diante da porta da casa de número 72. Pretendendo visitar uma amiga na casa de número 183, o mais provável é que ela precise
a) continuar no mesmo sentido sem mudar de lado.
b) continuar no mesmo sentido, mas mudando de lado.
c) apenas atravessar a rua.
d) andar no sentido contrário sem mudar de lado.
e) andar no sentido contrário, mas mudando de lado.


Justificativa Resposta Correta E , porque ela estava no lado par andando na ordem decrescente (76 a 72), o número 183 é impar e maior que 76 portanto ela terá que andar no sentido contrário (crescente) e atravessar a rua.

Estudos disciplinares - Guernica Pablo Picasso- Vamos fazer uma justificativa juntos

1. O painel abaixo, intitulado Guernica, foi pintado em 1937 por Pablo Picasso, um dos maiores artísticas do século XX. A obra foi motivada pelo bombardeio sofrido pela cidade espanhola, provocado por aviões alemães em apoio ao ditador Francisco Franco. O texto a seguir relata o trágico episódio da história mundial.

A segunda-feira negra de Guernica
Era uma segunda-feira, dia de feira-livre na pequena cidade da Biscaia. Das redondezas chegavam as suas estreitas ruas os camponeses do vale de Guernica, no país dos bascos, trazendo seus produtos para o grande encontro semanal. A praça ainda estava bem movimentada quando, antes das cinco da tarde, os sinos começaram os seus badalos. Tratava-se de mais uma incursão aérea. Até aquele dia fatídico – 26 de abril de 1937 – Guernica só havia visto os aviões nazistas da Legião Condor passarem sobre ela em direção a alvos mais importantes, situados mais além, em Bilbao. Mas aquela segund-feira foi diferente, A primeira leva de Heinkels-11 despejou suas bombas sobre a cidadezinha precisamente às 16h45. Durante as 2 horas e 45 minutos seguintes os moradores viram o inferno desabar sobre eles. Estonteados e desesperados saíram para os arredores do lugarejo onde mortíferas rajadas de metralhadora disparada pelos caças os mataram aos magotes. No final da jornada contaram-se 1.654 mortos e 889 feridos, numa população não superior a 7 mil habitantes. Quase 40% haviam sido mortos ou atingidos. A repercussão negativa foi tão grnade que os nacionalistas espanhóis trataram logo de atribuí-la aos “vermelhos”.
Fonte: Disponível emhttp://educaterra.terra.com.br/ )com adaptações). Acesso em 23/04/2010.

Pablo Picasso, óleo sobre tela, 1937, 350X782 cm.
Considere as afirmações que seguem.
I. O quadro procura manter um retrato fiel do bombardeio; o artista retrata com extremo realismo as figuras atingidas pela tragédia.
II. A obra transmite ao público o desespero e o terror do episódio por meio da leitura subjetiva do artista.
III. A falta de linearidade nas figuras e os poucos elementos humanos tornam totalmente incompreensível a mensagem da obra e não dão idéia da dimensão do massacre.

Está correto o que se afirma apenas em
a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.


Justificativa – Está correta a alternativa B porque
I – Afirmação incorreta, Guernica denota destruição, caos, dor, horror e é uma criação artistica subjetiva , segue a linha cubista com uma realidade idealizada e apreendida pelo artista, portanto dá primazia á expressão dos sentimentos e não a descrição objetiva da realidade.
II – Afirmação correta –A obra transmite ao público o desespero e o terror do episódio por meio da leitura subjetiva do artista, vide afirmação acima

III –Afirmação incorreta – O artista expressionista buscava a experiência emocional, preocupando-se mais com as emoções do observador do que com a realidade externa. Para aumentar a dramaticidade da comunicação artística, exageravam e, mesmo, distorciam os temas trabalhados, daí a falta de linearidade, é nítida a representação do massacre sofrido pela cidade espanhola Guernica. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Estudos disciplinares - texto sobre os jovens universitários- vamos comentar

Vamos comentar e ajudar a fazer uma justificativa

2. (Adaptada –Cespe-UnB – Pesquisador – Tecnologia – Inmetro – 24/01/2010). Leia o texto que segue e responda ao que se pede.
Com 5,8 milhões de universitários, o Brasil não atingirá a meta de matricular 30% dos jovens de 18 a 24 anos de idade no ensino superior até 2011, como prevê o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pelo Congresso. Foi o que admitiu o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Fonte: O Globo, 28/11/2009, p. 13 (com adaptações).
Tendo em vista o tema abordado no texto acima e suas implicações, podemos concluir que:
a) o processo seletivo para o ingresso nas universidades públicas, que oferecem a maior parte das vagas para o ensino superior no país, é muito difícil, fato que impossibilita o cumprimento da meta do PNE.
b) a meta preconizada pelo PNE não será atingida, entre outras razões, porque parte significativa da população jovem brasileira sequer conseguiu concluir a educação básica.
c) a inexistência de programas de bolsas de estudo, tanto parciais como integrais, é o principal motivo que inviabiliza o acesso da população de baixa renda às instituições privadas.
d) se o número total de vagas no ensino superior público e privado for aumentado em 30%, será possível o cumprimento da meta prevista pelo PNE.
e) a oferta de cursos de graduação no Brasil, que é bastante diversificada e homogeneamente distribuída nas diversas regiões do país, cresceu na mesma proporção da população dos jovens de 18 a 24 anos.


a) Incorreta, as universidades particulares oferecem muito mais vagas do que as universidades públicas, tanto é verdade que, para estas, o número de candidatos pode chegar a mais de 40 por vaga (http://www.vestibulandoweb.com.br/concorrencia/relacao-candidato-vaga-fuvest-2010.pdf)

b) Correta, pois a educação básica no Brasil é muito deficitária, com pouco incentivo aos professores e educação de baixa qualidade, principalmente no ensino público, o que faz aumentar a evasão escolar.

c) Incorreta, no Brasil existem muitos programas de incentivo ao ingresso na universidade. Ex: PróUni (nacional) ; escola da família (São Paulo), portanto, o não cumprimento da meta pelo PNE não decorre da falta de programas do governo .

d) Incorreta, se aumentar em 30% o número de vagas no ensino superior privado e público, estas poderão ser ou não preenchidas, e ainda que sejam preenchidas, pode ser por pessoas com ensino superior completo ou maiores de 24 anos.

e) Incorreta, não há homogeneidade na distribuição dos cursos nas regiões brasileiras, sendo certo que nas regiões mais abastadas a oferta é maior, o que não significa maior qualidade. No mais, do texto acima não se infere a proporção entre a oferta de curso e a população de jovens entre 18 e 24 anos.


Revisando conforme comentário

Estudos disciplinares - Charge do Palhaço - vamos ajudar a justificar

Pessoal vamos ajudar a fazer uma justificativa , comentem

1. Analise a descrição da charge e leia o conceito sobre “conjunção” para responder ao que se pede abaixo.
Charge: o rapaz, vestido de palhaço, diz a uma moça: “É claro que nós podemos ir ao cinema, mas vou logo avisando: odeio filme de comédia
A palavra “conjunção” provém de “conjunto”. Vejamos a definição do último termo no dicionário Aurélio:
Conjunto: adj. 1. Junto simultaneamente. sm. 2 Reunião das partes dum todo. Já o sufixo –ção tem significado de “resultado de uma ação”. Logo, se associarmos as duas definições temos que: conjunção é a ação de juntar simultaneamente as partes de um todo. VILARINHO, Sabrina. Conjunção. Disponível em .
A conjunção “mas”, contida na fala da personagem palhaço na descrição da charge acima, mostra certo contraste entre as unidades ligadas (e não uma explicação). Essa conjunção poderia ser substituída por outra e manter o mesmo sentido do enunciado, se usássemos a palavra
a) portanto. b) como c) entretanto. d) conforme. e) pois.

Justificativa.
Letra A incorreta – “ Portanto” é uma conjunção coordenativa conclusiva, utilizada para unir, a uma oração anterior, outra oração que exprime conclusão o conseqüência e nesta frase o que se exprime é uma contradição ou contraste
Letra B incorreta – “como” é uma conjunção que depende do contexto da frase e neste caso não daria para inseri-la nem como comparativa porque não estabelece comparação nem como causal porque não indica uma razão ou motivo
Letra C correta – “Entretanto”, porque indica uma contrariedade ou contraste (mas) As conjunções coordenativas adversativas são: mas, contudo, no entanto, entretanto, porém, todavia. Portanto se trocarmos as conjunções , não vai alterar o sentido da frase
Letra D incorreta –“Conforme” é uma conjunções subordinativa conformativa pois, expressa sua conformidade em relação ao fato da oração principal, totalmente ao contrário da nossa frase acima. conjunções subordinativas conformativas: conforme, segundo, consoante,
Letra E incorreta – “Pois” é uma conjunção coordenativa explicativa isto é expressam a relação de explicação, razão ou motivo e/ou conclusiva que Indicam relação de conclusão.
Em nossa frase a conjunto não está explicando e nem concluindo.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estudos disciplinares - Ex fumantes - Vamos fazer a justificativa juntos !

2. (Adaptada – Cespe – UnB. Pesquisador – Tecnologista – Inmetro – 24/01/2010). Leia o texto que segue e responda ao que se pede.
Pesquisa do IBGE mostra que o número de ex-fumantes já é maior do que o de fumantes no país. Dos adultos, 24,6 milhões fumam e 26 milhões pararam de fumar, a maioria há mais de dez anos. Dos fumantes, 52% dizem querer parar.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28/11/2009, capa (com adaptações).
Tendo em vista o tema abordado no texto acima e suas múltiplas implicações, assinale a opção correta.
a) A despeito da cerrada oposição que sofreu ao longo dos dois últimos séculos, o tabagismo incorporou-se ao cotidiano da sociedade contemporânea e conquistou número expressivo de praticantes.
b) O hábito de fumar, no mundo contemporâneo, alastrou-se com grande intensidade, malgrado ser definido como atitude destituída de glamour e, sob o ponto de vista social, demasiado desagregadora.
c) Nos últimos anos, em muitos países, como o Brasil, setores da sociedade e governos esforçam-se por difundir, por meio de campanhas, os malefícios do tabagismo para a saúde das pessoas.
d) Cientistas e especialistas em saúde pública debitam às pressões das grandes corporações globais fabricantes de cigarros a omissão da Organização Mundial de Saúde no combate ao tabagismo.
e) A inexistência de legislação que, no Brasil, proíbe o fumo em espaços públicos é apontada por estudiosos como a principal razão para que o país não reduza ainda mais o número de seus dependentes do tabaco.


Justificativa.

Letra A – Incorreta - O número de ex-fumantes já é maior do que dos fumantes, portanto não conquistou mais praticantes.
Letra B – Incorreta – O hábito de fumar diminuiu....

Letra C – Correta – Todos estão se esforçando para difundir os malefícios do tabagismo.

Letra D – Incorreta – Não existe omissão da OMS- Organização Mundial de Saude, pelo contrário é participante ativa na campanha antitabagismo

Letra E - Incorreta – No Brasil Existe legislação que proíbe o fumo em espaços públicos



Por favor não esqueçam de comentar mesmo discordando

Estudos disciplinares - Tira do Chico Bento -Vamos fazer juntos a justificativas

1. Analise a tirinha abaixo, do Chico Bento, personagem da Turma da Mônica – revista em quadrinho criada por Maurício de Souza, famoso cartunista brasileiro.


Disponível em http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira121.htm. Acesso em 16/04/2010.

O leitor da tirinha, observando o pedido feito ao pai pela personagem Chico Bento, pode inferir que o conto de uma história para dormir, em determinada situação,
a) desestabiliza uma situação adequada nomeio sociocultural, principalmente a relação entre pais e filhos (interlocutores).
b) possui um ponto positivo e outro negativo: o fato de dormir, que resulta na impossibilidade de interpretar o discurso narrado.
c) separa o objetivo estabelecido pelo próprio pai: o filho entender o começo, o meio e o fim do discurso que foi narrado.
d) demonstra que o ouvinte nunca possui interesse em interpretar e inferir uma narração de determinado enunciado escrito.
e) estabelece o fator de uma linguagem que sempre atinge o ponto determinado: o ouvinte (filho, por exemplo) relaxa e dorme o mais rápido possível.


Justificativa

Letra A - Incorreta. Não há desequilíbrio na relação pai e filho , nesta tirinha

Letra C - Incorreta. O pai tem como objetivo fazer o filho relaxar e dormir e não que ele entenda o discurso narrado

Letra D – Incorreta. O ouvinte (Chico Bento ) sempre quer saber o começo, o meio e o fim da história
Letra E -Incorreta . Quando o pai conta uma história para dormir atinge o objetivo que é fazer o filho relaxar e dormir rapidamente.

Por favor façam o comentário

Conforme comentário anonimo o correto é a letra B - pois objetivo de fazer o filho dormir é do pai e não do filho, concordo
grata

Estudos disciplinares -Redação oficial - Vamos fazer uma justificativa

Considere o seguinte requisito: “A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade”(Manual de Redação da Presidência da República, 2002).Assinale a opção em que o fragmento apresentado atende esse requisito.

A Ficamos felizes com o resultado da análise porque foi melhor do que imaginávamos.
Falta impessoalidade, quando utiliza o adjetivo “felizes” expõe impressão individual (nós estamos ).
B Talvez seja bom rever o assunto do pedido de análise. Consideramos um tanto quanto questionável a sua realização, que para nós daria muito trabalho.
A impessoalidade é avessa a vocábulos de circulação restrita, como a gíria ou jargão (daria muito trabalho)
C A produção não atendeu à legislação, à qual deverá ser revista
Falta clareza. Quem deve ser revista, a produção ou a legislação?

D O presidente falou claramente de que a decisão é inteligente e mais simples do que a lei vigente.
Falta impessoalidade, quando utiliza os adjetivos inteligente e simples expõe uma opinião pessoal.

E A adequação dos produtos às normas legais implica risco diminuído de acidentes aos consumidores.
Esta é a resposta é correta. A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade


Por favor contribuam para discussão destas questões

domingo, 24 de outubro de 2010

Estudos disciplinares- Noel Rosa - vamos fazer juntos a justificativa ?

1. Neste ano, comemora-se o centenário do nascimento do compositor Noel Rosa, que foi homenageado pela sua escola de samba, a Vila Isabel, no desfile de Carnaval de São Paulo, em 2010. Leia a letra da música abaixo, de autoria de Noel Rosa.



Noel Rosa foi o grande “poeta da Vila”
Disponível em . Acesso em 06/09/2010.

Último Desejo
Noel Rosa

Nosso amor que eu não conheço, e que teve o seu começo
Numa festa de São João
Morre hoje sem foguete, sem retrato e sem bilhete,
Sem luar, sem violão
Perto de você me calo, tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar
Nunca mais quero o seu beijo
Mas meu último desejo
Você não pode negar
Se alguma pessoa amiga pedir que você
Lhe diga
Se você me quer ou não, diga que você
Me adora
Que você lamenta e chora a nossa separação
Às pessoas que eu detesto, diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim, que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida que você pagou para mim.

Baseando-se na letra da música Último Desejo, assinale a alternativa correta.
a) O último desejo do narrador é mais um beijo da mulher amada.
b) O poeta tem receio de que a mulher passe a falar mal dele para as pessoas em geral.
c) Se a conjunção “mas” (no oitavo verso) fosse trocada por “pois”, não haveria alteração de sentido.
d) Os termos “foguete”, “luar” e “violão” remetem ao clima da festa de São João, quando começou o romance entre o narrador e sua amada.
e) O narrador deseja que a mulher o deteste, pois ele não presta e admite isso.

Justificativa. A alternativa correta é a letra D, os elementos ( foguete, luar e violão) remetem à festa Junina
As alternativas A,B,C e E estão incorretas senão vejamos
Letra A - O último desejo do autor é que a amada fale bem sobre ele aos amigos e fale mal aos inimigos
Letra B - o poeta só tem receio de que a amada fale mal dele aos amigos
Letra C – A conjunção “mas” indica um contraste desta forma haveria alteração de sentido na frase porque a conjunção “pois” indica uma explicação da primeira oração
Letra E – Ele não queria que a amada o detestasse e não admite que é imprestável, ele apenas deseja que a amada diga que ele não presta para as pessoas que detesta