quinta-feira, 21 de abril de 2011

Estudos disciplinares - Pergunta do Relógio cuco

2. (Vunesp FDE/2010 com adaptações) Em um relógio cuco de parede similar ao ilustrado na figura abaixo, durante o dia, o pássaro-cuco sai pela portinha e pia tantas vezes quanto a hora cheia que ele marca. Entre essas horas cheias, a cada 15 minutos, ele sai e dá um único pio.
O número total de pios que o pássaro-cuco dá no período das 6 horas até 10 horas da manhã é
a) 52 .b) 50. c) 48. d) 56. e) 17.

Justificativa: Entre cada hora cheia existem 45 minutos , exemplo 6:15, 6:30, 6:45 portanto 3 pios a cada hora cheia, se levarmos em conta que o número de pios é igual ao número da hora cheia , teremos a seguinte conta: 6H + 3 +7H + 3 +8H + 3 + 9H + 3 +10H = 52 pios

Por favor não esqueçam de comentar e olhar os comentários para chegarmos ao resultado certo.

50 comentários:

  1. Em cada hora cheia não existem 60 minutos?
    Pra mim a resposta certa é a D!

    ResponderExcluir
  2. Essa me pegou, somei errado obrigado pela ajuda...

    ResponderExcluir
  3. Não é preciso considerar que ele já inicia as 6 horas piando? Assim considera-se a cotagem de 4 pios por hora cheia. A alternativa certa nã seria a D,56, dessa forma?

    ResponderExcluir
  4. A resolução esta correta. Resposta A

    ResponderExcluir
  5. Em cada hora cheia existem 45 minutos pois o pio dos 60 minutos é a hora cheia...

    Exemplo: Início 6h. (pia 6:15, 6:30, 6:45) o pio dos 60 minutos é a nova hora cheia (7:00)

    A resposta correta é mesmo a alternativa A

    ResponderExcluir
  6. A conta é simples. Na hora cheia o cuco pia 6,7, 8, 9, 10 e mais 3 vezes no intervalo ( a cada 15 mim.) então é só somar 6+3+7+3+8+3+9+3+10 = 52

    ResponderExcluir
  7. O correto não é 17, já que está pedindo o número de cucos apenas de um período, e se somarmos 6,7,8,9, e 10, estaremos somando o número de horas e não de cuco?!?!Já que temos um cuco a cada hora cheia, pois o período é das 6h até as 10h(temos 5 horas cheias), obtendo 5 cucos.
    1cuco hora cheia+3(cucos a cada 15min)+1+3+1+3+1+3+1=17 cucos.

    ResponderExcluir
  8. A resposta correta é a letra (A) 52.
    cada hora cheia, somamos o valor da hora. E cada 1 hr equivale a 3 cucos (06:15, 06:30 e 06:45) Portanto.
    6+3+7+3+8+3+9+3+10 = 52 pios
    Igual dito acima.

    ResponderExcluir
  9. eu acho que são 56 pios, porque temos 4 períodos de 15 minutos dentro de cada hora.
    Atenciosamente, Ali

    ResponderExcluir
  10. A resposta é 17 jovens.

    ResponderExcluir
  11. Simples calculo matemático, mas faremos passo-a-passo:

    6:00 - 1 pio
    6:15 - 1 pio
    6:30 - 1 pio
    6:45 - 1 pio
    7:00 - 1 pio
    7:15 - 1 pio
    7:30 - 1 pio
    7:45 - 1 pio
    8:00 - 1 pio
    8:15 - 1 pio
    8:30 - 1 pio
    8:45 - 1 pio
    9:00 - 1 pio
    9:15 - 1 pio
    9:30 - 1 pio
    9:45 - 1 pio
    10:00 - 1 pio
    ---------------
    TOTAL - 17 pior

    ResponderExcluir
  12. Anônimo de 03/06 A minha dúvida é que no enunciado diz o pássaro-cuco sai pela portinha e pia tantas vezes quanto a hora cheia que ele marca, ele não dá apenas um pio. Ex. 7 horas que é hora cheia ele dá 7 pios. Não é assim?

    ResponderExcluir
  13. Segundo o gabarito oficial da Vunesp o correto é a letra A mesmo, o raciocínio está correto.

    ResponderExcluir
  14. olá bethskill!!!!!! socorro!!!!!!!!!!!!!!!
    preciso de justificativas para estudos disciplinares!!!!!!!!! vou escrever o inicio das questões, são cinco.....lá vai.....

    ResponderExcluir
  15. 1-leia o esquema abaixo:coleta de plantas nativas, animais silvestres, micro-organismos e fungos....(a resposta é DIGA NÃO À BIOPIRATARIA, JÁ!/ 2- Observe a imagem abaixo e leia o texto a seguir:O livro Arte e Ilusão- Estudo da Psicologia.....( a resposta é "...INDIFERENTE À TRADIÇÃO, SE APRESENTARIA COMO ALGUÉM CAPAZ DE REPRESENTAR AS COISAS..."/ 3-Observe a figura e o texto que seguem:"O meu pai era paulista/meu avô pernambucano....( a resposta é A IMPORTANCIA DO ENCONTRO DE DIFERENTES ETNIAS; A ORIGEM GEOGRÁFICA PODE REVELAR.......) 4-desnutrição de crianças quilombolas...( a resposta é II e III SÃO SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS A MÉDIO E LONGO PRAZO) 5- Vamos supor que vc recebeu de um amigo de infância....( aresposta é VAI A UM PIQUENIQUE ENGRAVATADO...) bethskill tenho certeza das respostas mas preciso de sua ajuda para dar as justificativas, fico no aguardo e desde já te agradeço!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá estou fazendo a APS transformação dos modos de socialização das crianças de Suzanne Mollo Bouvier e estou tendo dificuldade em responder , alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  17. Anônimo infelizmente não posso responder porque o estudo disciplinar do direito e da administração é diferente deste que você enviou.(leia o esquema abaixo:coleta de plantas nativas, animais silvestres, micro-organismos e fungos....)
    Talvez se você fizer as perguntas uma a uma o nosso grupo possa tentar solucionar alguma justificativiva. Aguardo seu retorno

    ResponderExcluir
  18. OLÁ BETHSKILL,VOU TENTAR MANDAR AS PERGUNTAS UMA A UMA, OBRIGADA PELA AJUDA!!!

    ENADE 2007 FORMAÇÃO GERAL QUESTÃO 5 1 - Coleta de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos e fungos da floresta Amazônica. 2 - Saída da mercadoria do país, por portos e aeroportos, camuflada na bagagem de pessoas que se disfarçam de turistas, pesquisadores ou religiosos. 3 - Venda dos produtos para laboratórios ou colecionadores que patenteiam as substâncias provenientes das plantas e dos animais. 4 - Ausência de patente sobre esses recursos, o que deixa as comunidades indígenas e as populações tradicionais sem os benefícios dos royalties. 5 - Prejuízo para o Brasil! Com base na análise das informações acima, uma campanha publicitária contra a prática do conjunto de ações apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada: (A) Indústria farmacêutica internacional, fora! (B) Mais respeito às comunidades indígenas! (C) Pagamento de royalties é suficiente! (D) Diga não à biopirataria, já! (E) Biodiversidade, um mau negócio? RESPOSTA CORRETA LETRA D

    ResponderExcluir
  19. QUESTÃO 2
    O livro Arte e Ilusão – Um Estudo da Psicologia da Representação Pictórica, de Ernst Gombrich (1909-2001), constitui interessante desafio ao leitor. O autor parte da constatação de que os impressionistas afirmavam pintar o que viam, enquanto os egípcios, o que conheciam. Mas que diferença poderia haver entre conhecer e ver? Segundo Gombrich, para um egípcio não caberia se investir de visão própria: o artista era um repetidor, ocupado em fazer o que conhecia, as descrições pictóricas autorizadas do mundo. Já um impressionista seria o oposto: indiferente à tradição, se apresentaria como alguém capaz de representar as coisas conforme as via – como eram, ainda mais. Gombrich não está interessado em definir o que a realidade é. Trata-se de um historiador, não de um filósofo. Ele parte da constatação de que existe um homem, existe seu mundo, e existe o que este homem vem fazendo na linha do tempo. O autor preocupa-se em distinguir o olhar do artista nesta cronologia. Mas, a percepção de quem observa também está em jogo quando se analisa um estilo em arte, o observador é partícipe do estilo.
    A seguinte anedota, apresentada no livro, ilustra bem este aspecto: uma senhora decidiu visitar o ateliê do pintor Henri Matisse (1869-1954). Pôs-se a olhar para um de seus retratos, e a certa altura revelou-se incomodada, comentando: “o braço desta mulher é comprido demais”. Ao que Matisse respondeu: “a senhora está enganada, isto não é uma mulher: é um quadro.” (Texto adaptado de http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/22/olhar-aprendiz/)
    A anedota ironiza a diferença entre o olhar do artista e do espectador. Assinale a alternativa que reproduz uma passagem do texto que explica essa diferença.
    a) “... indiferente à tradição, se apresentaria como alguém capaz de representar as coisas...”
    b) “... os impressionistas afirmavam pintar o que viam, enquanto os egípcios, o que conheciam.”
    c) “... existe um homem, existe seu mundo, e existe o que este homem vem fazendo na linha do tempo.”
    d) “... o artista era um repetidor, ocupado em fazer o que conhecia...”
    e) “Trata-se de um historiador, não de um filósofo.”
    RESPOSTA CORRETA LETRA A

    ResponderExcluir
  20. QUESTÃO 3

    "O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/ O meu bisavô, mineiro/ Meu tataravô, baiano/ Meu maestro soberano/ Foi Antonio Brasileiro."
    ("Paratodos", canção gravada por Chico Buarque em 1993.)
    De acordo com a imagem e os versos da canção, assinale a alternativa relacionada corretamente com a formação da identidade nacional no Brasil.
    a) A importância do encontro de diferentes etnias; a origem geográfica pode revelar regionalismos culturais; a diversidade cultural está presente em nossa experiência cotidiana.
    b) A influência de estrangeiros na cultura brasileira sempre esteve presente, por isso não temos uma identidade própria; os casamentos entre pessoas de diferentes regiões geram conflitos de identidade nacional.
    c) É necessária a fusão entre a cultura de diferentes regiões para a criação de uma identidade nacional; a tolerância com os casamentos de pessoas de diferentes regiões ou países existe apenas no meio artístico, mas gera preconceito e discriminação.
    d) Fica nítida a multiplicidade de povos que formam a sociedade nacional; a nossa identidade cultural existe regionalmente, mas não abrange a totalidade de nosso território; tratamos bem os estrangeiros porque não temos uma identidade nacional.
    e) A indústria é responsável pelo surgimento de uma nação multicultural em todas as regiões de nosso país; as influências regionais são motivo de orgulho; a identidade nacional depende da mistura de pessoas de diferentes regiões através das gerações.
    RESPOSTA CORRETA LETRA A

    ResponderExcluir
  21. QUESTÃO 4
    2) (Enade 2007 - adaptado). Leia o texto que segue.
    Desnutrição entre crianças quilombolas
    “Cerca de três mil meninos e meninas com até 5 anos de idade, que vivem em 60 comunidades quilombolas em 22
    Estados brasileiros, foram pesados e medidos. O objetivo era conhecer a situação nutricional dessas crianças.(...)
    De acordo com o estudo, 11,6% dos meninos e meninas que vivem nessas comunidades estão mais baixos do que
    deveriam, considerando-se a sua idade, índice que mede a desnutrição. No Brasil, estima-se uma população de 2
    milhões de quilombolas.
    A escolaridade materna influencia diretamente o índice de desnutrição. Segundo a pesquisa, 8,8% dos filhos de
    mães com mais de quatro anos de estudo estão desnutridos. Esse indicador sobe para 13,7% entre as crianças de
    mães com escolaridade menor que quatro anos.
    A condição econômica também é determinante. Entre as crianças que vivem em famílias da classe E (57,5% das
    avaliadas), a desnutrição chega a 15,6%; e cai para 5,6% no grupo que vive na classe D, na qual estão 33,4% do
    total das pesquisadas.
    Os resultados serão incorporados à política de nutrição do País. O Ministério de Desenvolvimento Social prevê ainda
    um estudo semelhante para as crianças indígenas.”
    Fonte: BAVARESCO, Rafael. UNICEF/BRZ. Boletim, ano 3, n. 8, jun. 2007.
    O boletim da UNICEF mostra a relação da desnutrição com o nível de escolaridade materna e a condição econômica
    da família. Para resolver essa grave questão de subnutrição infantil, algumas iniciativas são propostas:
    I. distribuição de cestas básicas para as famílias com crianças em risco;
    II. programas de educação que atendam a crianças e também a jovens e adultos;
    III. hortas comunitárias, que ofereçam não só alimentação de qualidade mas também renda para as famílias.
    Das iniciativas propostas, pode-se afirmar que
    a) somente I é solução dos problemas a médio e longo prazo.
    b) somente II é solução dos problemas a curto prazo.
    c) somente III é solução dos problemas a curto prazo.
    d) I e II são soluções dos problemas a curto prazo.
    e) II e III são soluções dos problemas a médio e longo prazo.
    RESPOSTA CORRETA LETRA E

    ResponderExcluir
  22. QUESTÃO 5
    Vamos supor que você recebeu de um amigo de infância e seu colega de escola um pedido, por escrito, vazado nos seguintes termos:

    “Venho mui respeitosamente solicitar-lhe o empréstimo do seu Livro de Redação para Concurso, para fins de consulta escolar”

    Essa solicitação em tudo se assemelha à atitude de uma
    pessoa que:
    (A) comparece a um evento solene vestindo smoking completo e cartola.
    (B) vai a um piquenique engravatado, vestindo terno completo, calçando sapatos de verniz.
    (C) vai a uma cerimônia de posse usando um terno completo e calçando botas.
    (D) freqüenta um estádio de futebol usando sandálias de couro e bermudas de algodão.
    (E) veste terno completo e usa gravata para proferir uma conferência internacional.


    RESPOSTA CORRETA LETRA B

    ResponderExcluir
  23. bem, são essas as questões bethskill, espero que possa me ajudar!!!!!desde ja agradeço!!!!Ah, lembrando que tenho certeza das respostas, preciso de ajuda para justificá-las.Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo
    Vou tentar ajudar e espero que outros ajudem.
    Começo com a questão 5

    Esta redação é formal e não condiz com a situação informal. Este formalismo seria apropriado para solicitações oficiais onde é obrigatório o emprego da língua em sua modalidade formal onde deve se informar algo o mais claramente possível, de maneira concisa e não pessoal, sendo imprescindível, seja qual for o destinatário, o emprego dos termos técnicos próprios da área de que se trata. Porém em comunicações entre amigos ou situações informais a fala é a do cotidiano.
    Conclui-se que a atitude de quem vai a um piquenique engravatado é inadequada, em um piquenique as roupas são informais e não sociais, assim como nas comunicações. É importante usar a comunicação e todas as outras representações de acordo com as formas, locais e hora adequadas .

    ResponderExcluir
  25. Questão 4 RESPOSTA CORRETA LETRA E
    Não existe uma definição unânime de curto, médio ou longo prazo, pois o tempo físico é muito relativo. Geralmente, tudo que se refere a programas de educação surtem efeito no médio e longo prazo, a dimensão continental e a diversidade cultural no Brasil é um impedimento para que sejam cumpridos em períodos menores que um ano considerados normalmente curto prazo . Quanto as hortas comunitárias, também não são feitas da noite para o dia, pois temos que levar em conta o tempo de preparação , cultivo , produção e todas as etapas para viabilizar o rendimento que pode trazer excedente

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber a explicaçao da questao 2. a justificativa da resposta ''... indiferente a tradiçao, se apresentaria como alguem capaz de representar as coisas...''

    ResponderExcluir
  27. alguem pode me ajudar a fzr a aps?(sou de pedagogia 3 semestre e estou com dificuldades)grata

    ResponderExcluir
  28. meriely estou na mesma situação que vc, mas ate agora não consegui ajuda, gente por favor, se alguem ja fez, nos ajude.
    Grata
    Marcela

    ResponderExcluir
  29. Meninas tbm sou da pedagogia e tirei 9 na aps se quizer mais informação entre em contato comigo pelo e-mail ceciliagonalves@yahoo.com.br,tenho algumas coisas que talvez possa ajudá-las,beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  30. preciso d eajuda para justificar duas questôes, se alguém poder mim ajudar eu agradeço
    5º questão:
    indiferente a tradição se apresentaria como algém capaz de representar as coisas.....

    ResponderExcluir
  31. Questaõ 2
    RESPOSTA CORRETA LETRA A
    A frase começa assim “ já um impressionista seria oposto indiferente à tradição ”,
    O artista repetidor descreve as coisas de modo objetivo, uma pedra é uma pedra, já para um outro tipo de artista uma pedra pode ser um obstáculo, pode ser um problema , pode ser um símbolo de eternidade e não simplesmente um mineral rochoso. Segundo o texto, o artista impressionista materializa a sua impressão, isto é a subjetividade, ao seu modo e não como a tradição manda ou exige.

    ResponderExcluir
  32. oi Cissa esse e seu email ceciliagonalves@yahoo.com.br, ou e goncalves

    ResponderExcluir
  33. Sim meu e-mail é este mesmo gonalves respondi um agora não sei se é o teu...beijinhos e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  34. A cada hora cheia o cuco pia o total de horas por ex: 6h-6 pios,7h-7pios,8h-8pios,9h-9pios,10h-10pios, portanto somando dá 40 pios
    Sendo que a cada 15 min, ele dá um único pio temos que:6h-7h= 3pios 7h-8h=3pios 8h-9h=3pios
    9h-10h=3pios total de 12 pios. Portando somando 40+12=52 OBS: porque no último 15 min da hora ele completa a hora cheia

    ResponderExcluir
  35. pessoal estou com dificuldade para justificar a resposta "DIGA NÃO A BIOPIRATARIA,JÁ!" me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  36. ESTOU COM A MESMA DIFICULDADE PARA ESTA JUSTIFICATIFA ¨DIGA NÃO ABIOPIRATARIA¨
    ALGUEM PODERIA ME AJUDAR

    ResponderExcluir
  37. Anônimos de 14 e 15 de junho, por favor postem a pergunta para que façamos juntos a justificativa, infelizmente não temos acesso a todos os eds. então é melhor postar a pergunta completa. ok
    Beijos
    Beth Skill

    ResponderExcluir
  38. 1.coletas de plantas nativas,animais silvestres,
    microorganismo e fungos da floresta Amazonia.
    2.Saida da mercadoria do país,por portos e aeroportos,camuflada na bagagem de pessoas que se disfarsam de turistas, pesquisadores ou religiosos.
    3.venda dos produtos para laboratórios ou colecionadores que panteiam as substâncias provenientes das plantas e dos animais.
    4.Ausência de patente sobre esses recursos,o que deixa as comunidades indíginas e as populações tradicionais sem os beneficios dos royalties.
    5.Prejuizo para o Brasil!

    Com base na analise das imformações acima, uma campanha publicitaria contra a prática do conjunto de ações apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada:

    RESPOSTA:Diga não a biopirataria,já!

    ESPERO A SUA AJUDA PARA UMA JUSTIFICATIVA, PRECISO ENTREGAR ED AMANHÃ CEDO, OBRIGADA

    ResponderExcluir
  39. meu e-mail é sandrablzzicruz@hotmail.com
    podem me mandar uma justificativa por e-mail
    ou pelo blog
    preciso com uma certa urgencia muito obrigada

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. Desculpe mas só abri o blog agora. Certamente você deve ter justificado que o primeiro item se refere a recursos naturais do Brasil que estão sendo pirateados. De acordo com o item 2 e 3 são ações que trazem prejuizos para o Brasil porque o país não recebe nada, pois na verdade está sendo roubado. Por favor mandem as suas justificativas ,comentem, algumas pessoas ainda não entregaram.
    Por Beth Skill em Estudos disciplinares - Pergunta do Relógio cuco às 17:09

    ResponderExcluir
  42. A biopirataria é a exploração, manipulação, exportação e/ou comercialização internacional de recursos biológicos que contrariam as normas da Convenção sobre Diversidade Biológica, de 1992.

    As informações de um grupo de indivíduos acumuladas por anos, portanto, são bens coletivos; e não simplesmente mercadorias podem ser comercializadas como qualquer objeto de mercado.

    Nos últimos anos, graças ao avanço da biotecnologia e à facilidade de se registrar marcas e patentes em âmbito internacional, as possibilidades de tal exploração se multiplicaram

    ResponderExcluir
  43. Bety vc pode me informar se existe um blog criado para estudantes de pedagogia da unip.ead
    para podermos comunicar em uma ajuda mutua
    seu blog me ajudou bastante mas se fosse um de pedagogia seria tudo de bom. obrigada
    meu e mail é sandrablazzicruz@hotmail.com
    aguardo a sua resposta ok

    ResponderExcluir
  44. Sandra, não conheço nenhum blog da pedagogia, que tal você montar um? Já tentou procurar nos buscadores? Tente colocar as perguntas inteiras na busca.
    Terá sempre o nosso apoio,pode divulgar aqui mesmo se quiser, pois juntos fica mais fácil seguir os nossos estudos.
    Beijos
    Beth Skill

    ResponderExcluir
  45. Gente ás 6:00 horas ele pia 6 vezes ás 6:15 uma vez, ás 6:30 mais uma, ás 6:45, mais uma, porém ás 7:00 ele não vai piar mais uma e sim 7 vezes referente ao horário (7:00), toda vez que o relógio marcar 6:00, 7:00, 8:00, 9:00 e 10:00 não se conta um pio e sim o numero referente ao horário simples assim.

    ResponderExcluir
  46. sou do 4 semestre de serviço social tirei 90 no APS se alguem precisar posso ajudar.
    E to com dúvidas no ED. So responde a 4.

    ResponderExcluir
  47. As características principais das lendas são:

    I. a crença e o medo

    II. a lenda demanda do contador e do ouvinte a crença na verdade do que se conta”

    III. O elemento de verdade.

    IV. criar medo

    V. transita entre a verdade e a dúvida






    Escolha a alternativa certa

    Resposta a. I e IV
    b. I e II

    c. III e V

    d. IV e V

    e. II e IV

    .

    ResponderExcluir
  48. ESPERO A SUA AJUDA PARA UMA JUSTIFICATIVA, PRECISO ENTREGAR ED AMANHÃ CEDO, OBRIGADA

    ResponderExcluir
  49. Alternativa Correta definitivamente é a E
    6:00
    15
    30
    45
    7
    15
    30
    45
    8
    15
    30
    45
    9
    15
    30
    45
    10
    Quatro PIOS a cada uma hora, as 10:00 horas ele dará apenas um PIO dando assim 17 PIOS

    ResponderExcluir
  50. PRECISO DE AJUDA PARA RESPONDER OS ESTUDOS DICSIPLINARES DO 4º PERÍODO DE 2012.
    NEIVA GOMES

    ResponderExcluir