terça-feira, 5 de abril de 2011

Estudos disciplinares - Janelas quebradas

3. (Fundação Carlos Chagas/2009 com adaptações)
Leia o texto abaixo, de autoria do médico e escritor brasileiro Drauzio Varella
Janelas quebradas
A deterioração da paisagem urbana é lida como ausência dos poderes públicos, portanto enfraquece os controles impostos pela comunidade, aumenta a insegurança e convida à prática de crimes. Essa tese, defendida pela primeira vez em 1982 pelos americanos James Wilson e George Kelling, recebeu o nome de teoria das janelas quebradas . Segundo ela, a presença de lixo nas ruas e de grafite sujo nas paredes provoca mais desordem, induz ao vandalismo e aos pequenos crimes. Com base nessas ideias, a cidade de Nova York iniciou, nos anos 1990, uma campanha para remover os grafites do metrô, que resultou numa diminuição dos crimes realizados em suas dependências. O sucesso da iniciativa serviu de base para a política de tolerância zero posta em prática a seguir. Medidas semelhantes foram adotadas em diversas cidades dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Holanda, da Indonésia e da África do Sul. Mas, apesar da popularidade, a teoria das janelas quebradas gerou controvérsias nos meios acadêmicos, por falta de dados empíricos capazes de comprová-la. Mas houve, sim, alguns experimentos bem sucedidos. Na Holanda, um deles foi conduzido numa área de compras da cidade de Groningen. Para simular ordem, os pesquisadores limparam a área e colocaram um aviso bem visível de que era proibido grafitar. Para a desordem, grafitaram as paredes da mesma área, apesar do aviso para não fazê-lo. A grafitagem constava apenas de rabiscos mal feitos, para evitar confusão com arte. Em ambas as situações, penduraram um panfleto inútil nos guidões de bicicletas, de modo que precisasse ser retirado pelo ciclista antes de partir. Não havia lixeiras no local. Na situação ordeira, sem grafite, 77% dos ciclistas levaram o panfleto embora. Na presença do grafite, apenas 31% o fizeram, os demais jogaram-no no chão. Em outra experiência holandesa, foi colocado, numa caixa de correio da rua, um envelope parcialmente preso à boca da caixa (como se tivesse deixado de cair para dentro dela) com uma nota de 5 em seu interior, em local bem visível para os transeuntes. Na situação ordeira, a caixa estava sem grafite e sem lixo em volta; na situação de desordem, a caixa estava grafitada e com lixo em redor. Dos transeuntes que passaram diante da caixa limpa, 13% furtaram o dinheiro. Esse número aumentou para 27% quando havia grafite e sujeira. A mensagem é clara: desordem e sujeira nas ruas mais do que duplicam o número de pessoas que praticam contravenções ou pequenos crimes no espaço público.
Fonte: VARELLA, Drauzio. Folha de S. Paulo, 18.07.2009 (com adaptações).
De acordo com o texto, deve-se entender que a teoria das janelas quebradas sustenta a tese de que
a) o espaço público deve ser administrado a partir de iniciativas dos cidadãos
b) a concentração urbana é fator determinante para os serviços dos poderes públicos.
c) a atitude dos indivíduos é influenciada pela ação ou omissão dos poderes públicos.
d) a deterioração do espaço público decorre da ação irresponsável da maioria dos cidadãos
e) a iniciativa dos cidadãos é determinante para a formulação de políticas públicas.

Justificativa. Correta – Letra C – Sim a atitude dos indivíduos é influenciada pela ação do poder publico como está exposto na primeira linha do texto “A deterioração da paisagem urbana é lida como ausência dos poderes públicos”, portanto quer dizer se o governo não limpa, não cuida, não higieniza, o povo não tem cuidado com o patrimônio publico. Um exemplo deste cuidado é o Metrô de São Paulo, é limpo porque existe a manutenção diariamente e assim forma-se o círculo, se está limpo o povo não vai sujar.

Por favor não deixem de olhar os comentários que podem ter respostas diferentes e serem justificativas plausíveis, ok.

19 comentários:

  1. Em todos os casos passados pelo texto mostra o descaso ou nao dos poderes publicos que interferem direto nas atitudes dos individuos piorando-o cada vez mais e gerando um efeito dominó na sociedade e nas grandes cidades!

    ResponderExcluir
  2. agradeço em none da turma de enfermagem de Cuiabá, realmente suas respostas são, bem elaboradas....

    ResponderExcluir
  3. olá, beth, meu recado foi parar na pagina do google, por favor eu não gostaria que fosse encaminhado pra lá, só no seu blog mesmo.
    Obrigada
    Marcela

    ResponderExcluir
  4. Marcela, não faço ideia como seu recado foi parar no google,eu não encaminhei. Você poderia me esclarecer sobre o que eu posso fazer para atender o seu pedido?
    Conto sempre com você aqui nos comentários
    Grata
    Beth Skill

    ResponderExcluir
  5. Me desculpe se me expressei mal, é que achei estranho, mas sei que não é culpa sua, adorei seu blog, parabéns.
    Na verdade faço pedagogia na unip interativa e queria conversar com as pessoas sobre a APS, que esta mt dificil, juntos podemos chegar nas respostas certas.
    Grata
    Marcela

    ResponderExcluir
  6. tbm sou universitaria da unip e concordo com vc amiga, as APS estão super dificeis-MARIA NASCIMENTO

    ResponderExcluir
  7. concerteza... também faço Uinp e as APS estão difíceis!!

    ResponderExcluir
  8. cassinha.1@hotmail.com11 de junho de 2011 às 09:20

    Marcela tambem faço pedagogia na unip e o APS realmente esta muito dificil. Fico com dor de cabeça toda vez q faço.

    ResponderExcluir
  9. Beth Skill nos ajude tbem na APS, que cada vez esta mais dificil.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo de 13 de junho de 2011. Você poderia passar as questões da APS, os meus EDs. são diferentes. Quem sabe o grupo possa ajudar comentando sobre cada questão.Aguardo seu retorno.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá bom dia, realmente minhas amigas Unip tem razão, estamos todas preocupadas com isso. Nos ajude! obigada.

    ResponderExcluir
  13. Tb faço pedagogia na Unip, as APS estão muito complicadas... ajude-nos...postantando aqui...

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a letra C , pois as pesquisas confirmam a desordem , por influência ou descaso das autoridades públicas .

    ResponderExcluir
  15. Também sou aluna da Unip, e gostaria de ter meios de resolver fácilmente as minhas questões de APS, que são muito difíceis. Vcs podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Sou aluna da UNIP de Pedagogia, gostaria de discutir via email ou até aqui mesmo questões sobre APS.
    marri_ce@ig.com.br

    ResponderExcluir
  17. Beth seu blog é sensacional.
    marri_ce@ig.com

    ResponderExcluir
  18. Olá bom dia! meu nome é VIDELMARA eu acompanho sempre esse BLOG que é perfeito em ajuda para as APS e ED, eu faço SEVIÇO SOCIAL pela UNIP interaiva e graças a DEUS sempre consigo tirar 10 nos dois, eu me desponabilizo rm ajudar quem quer que seja, pois a UNIP sempre apronta das suas com todos os cursos, entretanto como já sou escaldada com faculdades tenho um pouquinho de experiências e quero compartilha-las com quem estiver interessado.meu endereço eletrônico é ......videlmara@hotmail.com, ou 31-32222320 podem gritar caso precisem de ajuda então trocaremos figurinhas na APS e ED, bjs.......

    ResponderExcluir