quarta-feira, 8 de junho de 2011

QUESTÃO 4 (Enade 2007 - adaptado)Desnutrição entre crianças quilombolas

Estudos disciplinares QUESTÃO 4 (Enade 2007 - adaptado). Leia o texto que segue.
Desnutrição entre crianças quilombolas
“Cerca de três mil meninos e meninas com até 5 anos de idade, que vivem em 60 comunidades quilombolas em 22Estados brasileiros, foram pesados e medidos. O objetivo era conhecer a situação nutricional dessas crianças.(...)
De acordo com o estudo, 11,6% dos meninos e meninas que vivem nessas comunidades estão mais baixos do que deveriam, considerando-se a sua idade, índice que mede a desnutrição. No Brasil, estima-se uma população de 2milhões de quilombolas.
A escolaridade materna influencia diretamente o índice de desnutrição. Segundo a pesquisa, 8,8% dos filhos de mães com mais de quatro anos de estudo estão desnutridos. Esse indicador sobe para 13,7% entre as crianças de mães com escolaridade menor que quatro anos.
A condição econômica também é determinante. Entre as crianças que vivem em famílias da classe E (57,5% das avaliadas), a desnutrição chega a 15,6%; e cai para 5,6% no grupo que vive na classe D, na qual estão 33,4% do total das pesquisadas.
Os resultados serão incorporados à política de nutrição do País. O Ministério de Desenvolvimento Social prevê ainda um estudo semelhante para as crianças indígenas.”
Fonte: BAVARESCO, Rafael. UNICEF/BRZ. Boletim, ano 3, n. 8, jun. 2007.
O boletim da UNICEF mostra a relação da desnutrição com o nível de escolaridade materna e a condição econômica da família. Para resolver essa grave questão de subnutrição infantil, algumas iniciativas são propostas:
I. distribuição de cestas básicas para as famílias com crianças em risco;
II. programas de educação que atendam a crianças e também a jovens e adultos;
III. hortas comunitárias, que ofereçam não só alimentação de qualidade mas também renda para as famílias.
Das iniciativas propostas, pode-se afirmar que
a) somente I é solução dos problemas a médio e longo prazo.
b) somente II é solução dos problemas em curto prazo.
c) somente III é solução dos problemas em curto prazo.
d) I e II são soluções dos problemas em curto prazo.
e) II e III são soluções dos problemas a médio e longo prazo.
RESPOSTA CORRETA LETRA E

Justificativa : Não existe uma definição unânime de curto, médio ou longo prazo, pois o tempo físico é muito relativo. Geralmente, tudo que se refere a programas de educação surtem efeito no médio e longo prazo, a dimensão continental e a diversidade cultural no Brasil é um impedimento para que sejam cumpridos em períodos menores que um ano considerados normalmente curto prazo . Quanto as hortas comunitárias, também não são feitas da noite para o dia, pois temos que levar em conta o tempo de preparação , cultivo , produção e todas as etapas para viabilizar o rendimento que pode trazer o excedente .

Estamos aguardando os comentários para justificarmos juntos.

6 comentários:

  1. muito obrigado, o blog salvou minha vida

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  2. obrigado por sua ajuda!

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  3. Beth vi que uma colega estava em duvida nesta questão, então encontrei a questão comentada no enade de 2007, espero que possa contribuir em algo.

    QUESTÃO 5
    Leia o esquema abaixo.
    1 - Coleta de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos e fungos da floresta Amazônica.
    2 - Saída da mercadoria do país, por portos e aeroportos, camuflada na bagagem de pessoas que se disfarçam de turistas, pesquisadores ou religiosos.
    3 - Venda dos produtos para laboratórios ou colecionadores que patenteiam as substâncias provenientes das plantas e dos animais.
    4 - Ausência de patente sobre esses recursos, o que deixa as comunidades indígenas e as populações tradicionais sem os benefícios dos royalties.
    5 - Prejuízo para o Brasil!
    Com base na análise das informações acima, uma campanha publicitária contra a prática do conjunto de ações apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada:
    (A) Indústria farmacêutica internacional, fora!
    (B) Mais respeito às comunidades indígenas!
    (C) Pagamento de royalties é suficiente!
    (D) Diga não à biopirataria, já!
    (E) Biodiversidade, um mau negócio?

    Autora: Prof. Dr. Valéria Pinheiro Raymundo (FALE – Depto. de Est. Linguísticos)
    Tipo de questão: escolha simples
    Conteúdo avaliado: Competência textual, interpretação e compreensão em leitura.
    Alternativa correta: D
    Percentual de acertos: 57,6%
    Comentário:
    A questão 5 apresenta um texto publicitário e propõe ao respondente que selecione a melhor chamada para representar um conjunto de cinco ações. Esta chamada publicitária, equivalente a um título para o texto, é a frase que melhor resume as informações, que mais chama atenção, que tem maior relevância.
    Segundo Menegassi e Chaves (2000), o título é uma síntese precisa do texto, cuja função é estratégica na sua articulação. O título nomeia o texto após sua produção, sugere o sentido desse, desperta o interesse do leitor para o tema, estabelece vínculos com informações textuais e extratextuais, e contribui para a orientação da conclusão a que o leitor deverá chegar.
    Para elaborar um título adequado, articulando todas as partes do texto, é preciso que se apreenda o significado global, que se resuma, ou melhor, que se compreenda, interprete o texto.
    Em todas as ações propostas no esquema, podemos encontrar referências à exploração indevida da fauna e flora brasileira: na Ação 1, encontramos as pistas coleta de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos e fungos da floresta Amazônica; na Ação 2, identificamos as pistas saída de mercadoria do país, camuflada na bagagem, pessoas que se disfarçam...; na Ação 3 nos deparamos com as pistas venda para laboratórios ou colecionadores, patenteiam as substâncias...; na Ação 4, encontramos as dicas: ausência de patente..., comunidades locais ficam sem benefícios de royalties; por fim, na Ação 5, nos deparamos com prejuízo para o Brasil.
    Todas essas pistas estão vinculadas à “biopirataria” e indicam que essas ações devem ser combatidas imediatamente. Através das palavras e expressões coleta (Ação 1), saída e camuflada (Ação 2), venda e patenteiam (Ação 3), ausência de patente e sem os benefícios (Ação 4), prejuízo (Ação 5), podemos identificar o percurso que a prática ilícita da biopirataria segue até resultar na ação “maléfica” de prejudicar o país. Por essa razão, a alternativa que melhor resume as idéias apresentadas é a D: Diga não á pirataria, já!
    As demais alternativas estão erradas pelos seguintes motivos: (A) não considera os colecionadores, mencionados na Ação 3, como agentes da prática; (B) restringe os prejuízos aos índios, não considerando outras populações; (C) contradiz o que é dito na Ação 4, em relação aos royalties; por fim, (E) é um desvio do tópico, já que afasta-se do tema com a palavra “biodiversidade”.
    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
    MENEGASSI, Renilson José; CHAVES, Maria Izabel Afonso. O título e sua função estratégica na articulação do texto. Linguagem & Ensino, v. 3, n. 1, 2000 (27-44) Universidade Estadual de Maringá.

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  4. Anônimo de 16 de junho de 2011, tomei a liberdade de publicar seu post no blog, infelizmente não pude colocar seu nome. Se puder mande seu nome e darei o devido crédito. Gostei muito da sua ajuda
    obrigada
    Beth Skill

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  5. Sou Geyciane e agradeço pela ajuda de vocês, em postarem as justificativas de questoes como essas.
    obrigadaaaaaaaaaaaaa!!

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