segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cruz e Sousa. Emparedado. Questão de Estudos disciplinares – Unip

Cruz e Sousa. Emparedado. Questão de Estudos disciplinares – Unip




Nos países novos, nas terras ainda sem tipo étnico absolutamente definido, onde o sentimento d’Arte é silvícola, local, banalizado, deve ser espantoso, estupendo o esforço, a batalha formidável de um temperamento fatalizado pelo sangue e que traz consigo, além da condição inviável do meio, a qualidade fisiológica de pertencer, de proceder de uma raça que a ditadora ciência d’hipóteses negou em absoluto para as funções do Entendimento e, principalmente, do

entendimento artístico da palavra escrita.

Deus meu! Por uma questão banal de química biológica do pigmento ficam alguns mais rebeldes e curiosos fósseis preocupados, a ruminar primitivas erudições, perdidos e atropelados pelas longas galerias submarinas de uma sabedoria infinita, esmagadora, irrevogável! (...)

Ah! Esta minúscula humanidade, torcida, enroscada, assaltando as almas com a ferocidade de animais bravios, de garras aguçadas e dentes rijos de carnívoro, é que não pode compreender-me.

Sim! Tu é que não podes entender-me, não podes irradiar, convulsionar-te nestes efeitos com os arcaísmos duros da tua compreensão, com a carcaça paleontológica do Bom Senso.

Cruz e Sousa. Emparedado. In: Obra completa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1961, p. 659-60 (com adaptações).





Com relação às ideias desenvolvidas no texto acima, assinale a opção correta.

a. Ao mencionar ―a carcaça paleontológica do Bom Senso, Cruz e Sousa indica que o estudo dos fósseis poderia derrubar os mitos científicos sobre a raça que vigoravam na sua época.

b. Nesse texto, Cruz e Sousa questiona o rigor das explicações científicas e menciona uma ―ciência d’hipóteses para mostrar o relativismo do conhecimento e as distorções a que muitos analistas podem chegar ao defenderem as suas teses.

Por uma questão banal de química biológica do pigmento ficam alguns mais rebeldes e curiosos fósseis preocupados, a ruminar primitivas erudições, perdidos e atropelados pelas longas galerias submarinas de uma sabedoria infinita, esmagadora, irrevogável! (...)

c. Cruz e Sousa demonstra que a ciência ainda não se desenvolveu plenamente nos países novos, o que impede a explicação de alguns fatos que ocorrem somente ali.

d. Ao empregar a expressão ―esta minúscula humanidade, o poeta faz referência a um grupo específico de pessoas que, como menciona no parágrafo anterior do texto, não pode ser confundido com o grupo constituído de ―alguns mais rebeldes e curiosos fósseis preocupados

e. Na linha 11, o pronome pessoal ―tu refere-se ao leitor, tratado de modo respeitoso pelo escritor com o objetivo de convencê-lo quanto à veracidade dos argumentos mencionados sobre a questão racial e aspectos do entendimento artístico.

Na letra e . O autor não está falando, ele conversa com os analistas e cientistas tentando convencê-los a ter mais sabedoria e bom senso, pois eles estão sendo pessoas injustas, não se julga pessoas por sua raça ou tom de pele.





Para começarmos a entender o texto é necessário compreender um pouco do autor. Cruz e Souza, filho adotivo, negro, viveu no luxo, porém por calamidades viu-se sozinho e começou a sentir na pele o preconceito racial, a pobreza e a doença, marcas que atingiram sua obra. Neste sentido “Emparedado” retrata o drama do artista que ansiava ser reconhecido pela sua arte, apresentando quase um relato autobiográfico, mostra a revolta de uma raça. Nesta obra, “Cruz e Souza” acusa e responsabiliza o meio, o ambiente preconceituoso e maldoso que o desamparou.

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2764/1/VOLNEI%20JOS%C3%89%20RIGHI.pdf
O trecho apresentado discorre sobre o determinismo biológico, em que se apregoava que existiam pessoas inferiores, apenas pela genética, isto é se você nascesse pobre seria pobre eternamente. Atualmente, temos a clareza que o conhecimento, inteligência e aprendizado não são baseados em questões biológicas, mas no século XIX, as explicações científicas eram diferentes – índios e negros eram considerados raças inferiores.
A letra A não está correta, pois existe contradição “ a carcaça paleontológica do Bom Senso” indica que o bom senso que é a noção de sabedoria e razoabilidade seria uma coisa morta como o esqueleto , que serviria a paleontologia que estuda animais e vegetais que viveram no passado, resumindo não existe mais o bom senso, no sentido figurado. Portanto, totalmente contrária ao sentido real da segunda oração (que o estudo que o estudo dos fósseis poderia derrubar os mitos científicos sobre a raça que vigoravam na sua época)

A letra B está correta, é a essência do texto, discorre sobre as explicações rigorosas dos analistas com relação a genética (DNA), falavam sobre o determinismo biológico com hipóteses que não eram questionadas , defendiam teses com todas as forças, apenas pela cor da pele. Sábios como eram e pesquisadores, suas erudições eram tidas como verdades.

A letra C não está correta. Cruz e Souza demonstra que a ciência foi negada ao países novos , negaram-lhes a escrita , ele não fala em fatos que só acontecem naquele lugar.

A letra D não está correta - Quando Cruz e Souza fala em minúscula humanidade está falando sobre os cientistas e suas teses, que são poucos e ditadores, não admitem que possam estar errados, são como animais carnívoros, e não podem compreender o que se passa com esse povo diante de tamanho preconceito